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4 GATILHOS MENTAIS PARA VENDER MAIS E MELHOR
Tudo que você mais quer enquanto empreendedor ou vendedor, é que os seus clientes digam “sim”, ou “não” e usar gatilhos mentais são estímulos que influenciam as pessoas a tomarem uma ação.
Essa estratégia veio do neuromarketing, mas ela não foi inventada por nenhum publicitário e sim pela natureza. Para aumentar o seu faturamento, precisa entender como usar esses gatilhos.
Vamos te ensinar tudo que você precisar. Neste artigo, você vai ver:
- O que são gatilhos mentais e por que eles ajudam a vender mais?
- 4 gatilhos mentais para vender e como utilizá-los.
O que são gatilhos mentais e por que eles ajudam a vender mais?
gatilhos mentais são estímulos que influenciam e provocam uma tomada de decisão. Mas porque precisamos deles, especialmente quando o assunto é vendas?
Já pensou em quantas decisões toma, do momento que levanta até a hora de dormir? De acordo com uma estimativa publicada no The Wall Street Journal, nós fazemos cerca de 35 mil escolhas por dia.
Elas podem ser simples, como se decidir entre uma calça ou outra para ir ao um jantar, ou complexas , como a compra de um carro ou casa.
O nosso cérebro gasta energia em cada uma dessas escolhas, mas para otimizar o aproveitamento desse recurso, a natureza seleciona comportamentos que garantem a sua economia.
Neste sentido,muitas decisões que tomamos são inconscientes, tomando como base padrões que repetimos diariamente, como por exemplo, ao acordar o cérebro não calcula cada uma das ações,como se levantar, escovar os dentes. Tudo acontece automaticamente.
Sabendo disso, é possível utilizar essa estratégia para ajudar o seu cliente a tomar uma decisão, que pode ser baixar um material, agendar uma reunião e até mesmo comprar o seu produto.
Mas antes de falarmos sobre os gatilhos mentais para vender mais, é necessário e importante ter em mente que essa ferramenta não deve ser utilizada para manipular o seu prospect, portanto, sempre seja honesto ao apresentar as suas soluções.
Além disso, essa tática deve ser usada com cautela e estratégia. Se você bombardear o cliente com gatilhos mentais, eles não irão funcionar.
4 gatilhos mentais para vender e como utilizá-los.
Os gatilhos mentais para vendas podem ser utilizados das mais diversas formas.
Sabendo disso, é possível usá-los a seu favor para convencer as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços. Veja abaixo quatro gatilhos mentais que podem te ajudar a vender mais e melhor:
Autoridade
Já ouviu falar no experimento de Milgram? Esse estudo conduzido pelo psicólogo Stanley Milgram mostra como as pessoas tendem a obedecer a quem é visto como autoridade, mesmo que a ordem vá contra convicções individuais.
Isso mostra como esse gatilho mental é poderoso e ressalta a importância de colocar a sua marca como uma autoridade no mercado. É possível fazer isso compartilhando conteúdos úteis e relevantes, promovendo eventos e destacando inovações da sua área.
Quando uma pessoa é influenciada por uma autoridade, ela está mais propensa a acreditar no que está sendo dito. Portanto, utilize fatos, estudos e opiniões de especialistas para defender seus argumentos. Poucas vezes, porém pensamos em estratégias de comunicação, em novas formas de abordar clientes, em frases e palavras que também podem ser eficazes na tomada de decisão.
Escassez
Você já estava fazendo compras em algum site e ele tinha a tag ”apenas duas unidades disponíveis”? Qual foi o efeito disso em você? Provavelmente pensou em apressar a sua decisão de compra para não ficar sem aquele produto.
Tendemos a valorizar mais aquelas coisas que são raras ou que não estão disponíveis. Por isso, dos gatilhos mentais para vendas o da escassez é um dos mais poderosos e simples de serem utilizados.
Quando uma pessoa percebe que um produto está em escassez, ela fica mais propensa a comprá-lo. Por isso, crie uma sensação de urgência para seus produtos e serviços.
Mas não minta para os seus clientes, caso contrário, a sua marca pode perder a credibilidade!
Reciprocidade
Imagine que um colega de trabalho que você nunca foi próximo te traz um sumo de laranja sem você ter pedido. Essa gentileza inesperada vai despertar algo em você e, muito provavelmente, no dia seguinte você irá retribuir o favor.
Como o seu público funciona da mesma forma! Experimenta fornecer algum conteúdo gratuito, uma demonstração ou um período de teste. Essa pessoa ficará muito mais propensa a comprar o seu produto.
A regra da reciprocidade diz que as pessoas tendem a retribuir os favores que recebem. Por isso, ofereça algo em troca de uma compra, como um brinde ou um desconto.
Coerência e compromisso
Os seres humanos procuram sempre ser coerentes.Afinal, essa é uma característica valorizada socialmente.
Por isso, quando assumimos um compromisso com outras pessoas, no caso os nossos clientes, somos muito mais propensos a cumpri-lo.
A sua empresa pode aproveitar esse gatilho para vender mais oferecendo um teste gratuito, por exemplo. Após esse período a pessoa tenderá a comprar seu produto.
Quando as pessoas se comprometem a tomar uma ação, elas tendem a cumprir com o que prometeram. Por isso, incentive seus clientes a se comprometerem com uma compra, por exemplo, oferecendo um desconto maior para quem comprar em grandes quantidades.
Sabendo dos gatilhos mentais acima, é possível usá-los a seu favor para convencer as pessoas a comprarem seus produtos ou serviços. Portanto, esteja atento às necessidades do seu cliente e define argumentos convincentes para fechar a venda. Experimente usar esses conceitos em suas campanhas de marketing e veja o que acontece. Você pode se surpreender com os resultados.
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