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6 CHAVES PARA AUMENTAR A FIDELIZAÇÃO DE CLIENTES GRAÇAS À INTERNET DAS COISAS

Como você pôde ver, os novos tempos pedem novas conquistas. A internet das coisas, com sua evolução exponencial no mercado, não é a exceção disso. Por isso, fidelizar clientes e oferecer experiências personalizadas são essenciais para o seu negócio.

Hoje, você vai conhecer 6 chaves para aumentar a fidelização de clientes graças à Internet das Coisas, então acompanhe!

#1 Crie experiências personalizadas para cada cliente.

Como você pode ver, a personalização é uma ferramenta poderosa que pode ser usada para aumentar as vendas e a retenção de clientes. Você provavelmente está pensando “Eu entendo, mas como eu realmente faço isso?” A boa notícia é que existem toneladas de maneiras de implementar a personalização no seu negócio! Aqui estão apenas três exemplos:

  • Crie uma experiência personalizada para cada usuário com base em suas compras ou interesses passados.
  • Forneça aos usuários recomendações com base em seu comportamento de navegação anterior (por exemplo, “Você tem olhado para produtos na seção de roupas masculinas recentemente — você gostaria de receber recomendações de produtos com base nisso?”).
  • Envie notificações aos clientes sobre as próximas vendas/eventos/descontos (“A próxima venda começa amanhã! Não perca!”).

#2 Recompense o seu consumidor.

Uma maneira de manter seus clientes felizes é recompensá-los. Isso pode ser feito de várias maneiras, mas a maneira mais eficaz é através de descontos e cupons.

Um desconto ou cupom é um incentivo que permite atrair mais clientes e aumentar as vendas dando algo de volta. É uma ótima maneira de recompensar sua clientela por sua lealdade, especialmente se você oferecê-la em pontos estratégicos durante o ano, como Black Friday ou Cyber Monday.

Há muitas maneiras de retribuir:

  • Ofereça um brinde: Se sua empresa vende seus próprios produtos, ofereça amostras grátis para quem comprar um desses itens (por exemplo: compre uma pizza e ganhe outra gratuitamente).
  • Dê descontos ou cupons: Por exemplo, se alguém comprar três pizzas de você ganha cinco dólares de desconto; comprar seis pizzas e obter dez dólares fora; etc…

#3 Não abandone o mais importante, a qualidade.

Na era digital de hoje, a qualidade não é apenas sobre o produto. Qualidade também é sobre serviço, experiência, marca e empresa. Qualidade é o que você faz ao longo de um período de tempo. Não é algo que você pode colocar em uma caixa ou uma bolsa e vender para outra pessoa como um valor agregado ou como parte de sua relação transacional com eles. Você precisa entregar isso todos os dias para que eles reconheçam que faz parte do seu DNA e como você se comporta nos negócios.

#4 Utilize os dados coletados pela sua loja virtual.

A internet das coisas é uma oportunidade de ouro para desenvolver um sistema completo de fidelização de consumidores e, com ela, você pode aumentar significativamente os seus hábitos de compra online e a sua satisfação com as suas marcas. Para isso, é importante que você use esses dados para melhoria do seu processo de fidelização, sendo que alguns dos principais pontos são:

  • Capacitar o cliente;
  • Aumentar o engajamento com a marca;
  • Criar um relacionamento sustentável;
  • Otimizar os processos internos da empresa (logística);
  • Melhorar a experiência do cliente;

#5 Crie novas estratégias de fidelização e conquista de clientes.

Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para reter um cliente é garantir que ele ou ela esteja satisfeito com o produto ou serviço que foi entregue. Também é importante que você se concentre na retenção do cliente, bem como na satisfação do cliente, já que esses dois estão intimamente relacionados.

A retenção de clientes refere-se à prática de manter clientes que já compraram da sua empresa anteriormente. Em outras palavras, envolve levá-los de volta a um ciclo de compra depois de terem feito compras anteriores da sua marca e construir confiança para que eles continuem fazendo negócios com você no futuro também. A retenção do cliente difere do regular os esforços de marketing porque se concentra mais em fidelizar os clientes existentes do que na criação de novos através de campanhas publicitárias ou promoções de vendas (como descontos).

#6 Use os canais digitais a favor do seu negócio.

Existem muitas maneiras de usar a internet para se conectar com seus clientes, comercializar seus produtos e serviços, fornecer atendimento ao cliente e encontrar novos clientes. Você também pode usar a internet para vender seus produtos e acompanhar o comportamento do cliente.

E não são apenas lojas online ou empresas que se beneficiam da internet das coisas; mesmo lojas de tijolo e argamassa têm encontrado sucesso no uso de dispositivos conectados.

Por exemplo, uma rede de padarias nos Estados Unidos instalou sensores em seus fornos que alertam os funcionários quando eles precisam de limpeza para que eles não se esqueçam deles durante os horários de pico (quando os clientes estão comprando pão). Essa simples inovação ajudou a aumentar as vendas em até 20%!

O mundo mudou e as empresas que não se atualizarem perderão espaço no mercado.

O mundo mudou, e se você ainda não notou isso, você deveria. A Internet das Coisas (IoT) mudou a forma como vivemos, trabalhamos e brincamos. Como resultado desse avanço tecnológico, podemos fazer coisas mais rápido do que nunca. Nossas vidas são muito mais fáceis por causa dessas inovações.

A internet das coisas possibilita a empresa conhecer melhor o cliente e, desta forma, criar experiências mais personalizadas. Com estratégias específicas para este público-alvo, é possível conquistar novos leads e clientes.

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