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A IMPORTÂNCIA DO POSICIONAMENTO DE MARCA

A importância do posicionamento da marca é algo que todos os proprietários de empresas devem saber. É a forma de apresentar a sua empresa, produto ou serviço ao seu público-alvo. Se não tiver uma boa estratégia de posicionamento da marca, então será muito difícil para si fazer crescer o seu negócio. Tem de compreender que posição quer que a sua marca assuma no mercado, e depois criar planos de marketing à sua volta.

Porque precisa de uma boa estratégia de posicionamento da sua marca?

– Ajuda-o a manter-se concentrado no que é mais importante para o seu negócio

– Ajuda-o a tomar decisões sobre os produtos/serviços a oferecer e quanto dinheiro deve gastar em cada um deles

– Dá clareza sobre quem são os seus clientes-alvo e como se comportam para que possam ser alcançados mais eficazmente através de campanhas publicitárias ou outras actividades de marketing

O que é o posicionamento de marca?

O posicionamento da marca é o processo de determinar onde a sua marca se enquadra no mercado em relação aos concorrentes, consumidores e outros fatores. Trata-se de desenvolver uma visão global para a sua marca e identificar o que a torna única e diferente de outras na sua categoria. 

O objectivo é criar uma imagem clara na mente dos consumidores sobre os motivos pelos quais devem comprar o seu produto em detrimento de produtos semelhantes oferecidos pelos concorrentes.

Porque é importante o posicionamento da marca?

É importante porque lhe permite criar e manter uma vantagem competitiva sobre os rivais, diferenciando-se deles de alguma forma significativa (e idealmente criando maior valor com mais benefícios do que eles proporcionam). Todas as empresas precisam de ser capazes de responder a estas questões: Como é que queremos que os nossos clientes nos percebam? O que queremos que eles pensem quando pensam na nossa marca? Como queremos que eles se sintam quando interagem com os nossos produtos ou serviços? Estas são todas as coisas que ajudarão a moldar a forma como pensam sobre nós ao tomarem decisões de compra”.

O valor do posicionamento da marca sobre a concorrência

O posicionamento da marca é a diferença entre a sua empresa e outras. É como se diferencia da concorrência, o que pode ser muito difícil numa indústria que já está apinhada. Mas com uma sólida estratégia de posicionamento da marca, pode fazer com que o seu negócio se destaque da multidão e se torne um líder no seu espaço de mercado.

Pode pensar que isto soa a algo que só as grandes empresas fazem para sobreviver – mas mesmo as pequenas empresas precisam de se posicionar contra os seus concorrentes! De facto, é crucial para qualquer empresa ter uma compreensão clara do seu lugar no mercado; caso contrário, não saberão onde se encaixam ou que tipo de ofertas de serviços/produtos são adequadas para eles.

Como se determina se a sua marca está posicionada corretamente? Medindo a sua eficácia com base em determinados critérios: consciência (se as pessoas sabem quem você é), relevância (estão interessadas em comprar-lhe?), diferenciação (o que o torna único?), credibilidade (os clientes confiam no que está a ser dito sobre eles?).

Como calcular o valor da sua marca

Quando tiver um posicionamento claro da marca, pode utilizá-la para tomar decisões sobre a sua empresa. Pode também utilizá-la para compreender os seus concorrentes e a forma como eles se posicionam e também compreender melhor os seus clientes e como eles se querem posicionar.

Para determinar o valor do posicionamento da sua marca, há três coisas que precisa de considerar:

1) Como é que a sua marca se destaca das outras marcas? O que a torna diferente?

2) Como é que a sua marca se enquadra na sua categoria de mercado? É um líder ou um seguidor? Tem um nicho de mercado único?

3) Qual é a dimensão do seu público-alvo? Há vários fatores que podem contribuir para isso, incluindo a localização geográfica e a faixa etária.

Já alguma vez parou para considerar o que o posicionamento da sua marca realmente diz sobre o seu negócio?

Se for como a maioria das pessoas, provavelmente não. Mas é altura de começar a pensar nisso, porque um posicionamento de marca bem definido pode ajudá-lo a alcançar tudo, desde vendas mais elevadas a uma maior satisfação do cliente.

Se fosse cliente, o que pensaria de uma empresa que fosse conhecida pelo seu “maravilhoso” serviço ao cliente? Ou uma que fosse “antiquada”, ou “inovadora”?

O posicionamento da sua marca é como a personalidade do seu negócio – é a forma como as pessoas o vêem, e pode ter um enorme impacto na forma como se sentem ao trabalhar consigo. É também um factor importante na compra, assim como no quanto estão dispostos a pagar pelos seus produtos ou serviços.

Bom, espero que com este post possa compreender porque é que investir no posicionamento da marca é uma obrigação para ganhar quota de mercado e fazer crescer o seu negócio.

Se é proprietário de um negócio, pode estar a pensar que isto parece uma despesa desnecessária, mas pode realmente ajudá-lo a poupar dinheiro a longo prazo, se for feito correctamente. O posicionamento da marca tem tudo a ver com garantir que a sua empresa se destaca dos seus concorrentes, quer seja através do preço ou da qualidade. Tem de se certificar de que a sua marca é memorável e única o suficiente para que as pessoas se lembrem dela quando vão à procura do que oferecem.

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