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BIG DATA COMO FERRAMENTA DE APOIO À INOVAÇÃO

Os dados são uma parte crítica do processo de inovação.

Os dados são um ingrediente essencial para a inovação. Pode ajudá-lo a identificar problemas e oportunidades, criar novos produtos e serviços, e fornecer mais valor aos clientes. Os dados também podem ser utilizados das seguintes formas:

  • Identificar como os seus clientes utilizam o seu produto ou serviço – e onde mais necessitam dele.
  • Compreender o que as pessoas dizem sobre a sua marca nas redes sociais.
  • Medir o impacto de um novo produto ou serviço que tenha disponibilizado aos clientes.

Big Data pode ajudá-lo a identificar lacunas nos seus conhecimentos e áreas que necessitam de mais investigação

O  big data pode ajudá-lo a identificar lacunas nos seus conhecimentos, áreas que necessitam de mais investigação e novas oportunidades que talvez não tenha pensado antes. Por exemplo, se procura criar um novo produto ou serviço, os grandes dados podem dizer-lhe em que clientes estão mais interessados, quem são e como se comportam. Isto ajudará a garantir que a sua ideia é viável e com probabilidades de sucesso.

Também ajudam as empresas a compreender o que os seus clientes querem deles. Podem utilizar esta informação para otimizar os seus produtos ou serviços com base nas necessidades e desejos dos clientes. Quanto mais direcionadas forem estas ofertas para mercados individuais e demográficos, mais provável é que as pessoas compram!

Os grandes dados podem alimentar mudanças de passo na inovação

Este sistema pode alimentar mudanças de passos na inovação. É particularmente eficaz na abordagem de dois problemas que estão frequentemente associados à investigação científica: a falta de informação suficiente e a dificuldade de identificar novos problemas.

Para resolver estes problemas, os grandes dados podem fornecer conhecimentos adicionais e ajudá-lo a identificar lacunas nos seus conhecimentos. Podem também inspirá-lo a procurar novos problemas ou a procurar soluções para problemas existentes, utilizando abordagens nunca antes consideradas.

Grandes volumes de dados são úteis para identificar novas oportunidades e desenvolver melhores soluções, porque lhe permitem ver as coisas mais claramente do que seria possível com conjuntos de dados mais pequenos. Proporcionam uma visão geral ampla que revela padrões, tendências, relações e tendências que de outra forma poderiam não ser visíveis a partir de observações isoladas ou instantâneos no tempo recolhidos de grupos mais pequenos de pessoas que se voluntariaram para participar num estudo.

Mantenha-se competitivo

Se quer oferecer aos seus clientes novos produtos e serviços, é importante que eles sejam o que querem. E se quiser que eles os compram, precisa de ser capaz de identificar as suas necessidades e falar directamente a essas necessidades com as coisas que vende. Grandes dados podem ajudar em ambas as coisas, ajudando as empresas a compreender os seus públicos-alvo e a compreender melhor como os seus produtos se encaixam na vida desses públicos.

Por exemplo, quando a OfficeMax adquiriu o Office Depot em 2012, uma das primeiras coisas que fez foi comparar os hábitos de consumo dos clientes nas suas lojas com os das lojas concorrentes Staples nas proximidades – e descobriu que quase metade dos clientes da OfficeMax também fazia compras na Staples (ou os chamados “cross-shoppers”). Utilizou então esta informação como parte da sua estratégia para manter estes clientes fiéis, oferecendo mais descontos em artigos chave, tais como impressoras e consumíveis de papel.

Identificar e compreender novas necessidades dos clientes

São uma rica fonte de informação que pode ajudar as empresas a compreender os seus clientes e a criar melhores produtos, serviços e experiências para eles. Por exemplo, ao utilizar grandes dados para analisar os seus registos de vendas, poderá identificar que tipos de produtos estão a vender melhor em locais ou épocas específicas do ano. Também poderia descobrir se existe uma correlação entre determinados locais ou períodos de tempo com determinadas compras de produtos, permitindo-lhe acompanhar as tendências do comportamento dos clientes ao longo do tempo.

Podem ajudar as empresas a identificar novas oportunidades de inovação: analisando as preferências e padrões de comportamento dos clientes através de inquéritos tradicionais, bem como de fontes online como publicações nos meios de comunicação social no Facebook ou feeds do Twitter , as empresas podem compreender que tipos de mudanças podem tornar os clientes mais felizes – e depois implementar essas mudanças.

Comunica-se com os seus clientes de uma forma mais personalizada com a ajuda do Big Data

Grandes dados podem ajudá-lo a identificar e compreender a evolução das necessidades dos clientes: Os grandes dados podem ajudá-lo a comunicar-se com os seus clientes de uma forma mais personalizada.

É bem sabido que a Internet mudou a forma como as empresas interagem com os seus clientes. A natureza em tempo real dos meios de comunicação social dá às empresas novas formas de recolher informação sobre as suas audiências e de lhes responder rapidamente. No entanto, este enfoque no imediato significa muitas vezes que as empresas só são capazes de abordar preocupações ou questões imediatas, em vez de trabalharem para objectivos a longo prazo, tais como melhorar a lealdade dos clientes ou desenvolver novos produtos e serviços.

Por exemplo, se estiver a gerir um serviço de entrega de pizzas, seria útil para se saber que tipos de coberturas as pessoas encomendam mais frequentemente para que possam atribuir mais recursos a esses ingredientes em alturas em que a procura é elevada (por exemplo, durante o almoço). Se tudo correr como planeado, então todos ganham: o cliente recebe o que quer quando quer; o seu negócio ganha dinheiro; outros donos de pizzarias ficam com ciúmes porque o seu está a fazer melhor do que o deles!

Dados de grandes dimensões: O Big Data pode ajudá-lo a inovar novos produtos e serviços

Por ser considerado um componente crítico da inovação, o Big Data permite às empresas compreender melhor os seus clientes, identificar lacunas no conhecimento e áreas que necessitam de mais investigação, e desenvolver novos produtos e serviços.

Por exemplo, digamos que é um fabricante de automóveis que pretende criar um automóvel elétrico que apela aos clientes que adoram automóveis clássicos mas que também querem algo amigo do ambiente. Para tal, deve combinar toda a informação sobre o seu público-alvo com as tendências actuais tanto na tecnologia como no comportamento do consumidor, de modo a criar algo verdadeiramente inovador: Um carro elétrico que se pareça com um veículo de coleção!

Com grandes dados, as pequenas empresas têm acesso a capacidades que nunca tiveram antes.

O Big Data é muito mais do que uma palavra da moda para o pequeno empresário. Pode ser uma ferramenta poderosa que o ajuda a analisar dados de novas formas, a aproveitar o poder dos hábitos de compra colectiva dos seus clientes e a tomar melhores decisões sobre os seus produtos e serviços. Os grandes dados permitem aos proprietários de pequenas empresas com recursos limitados aceder a capacidades que nunca tiveram antes.

Os grandes dados podem ajudar as pequenas empresas na recolha de dados a partir de uma variedade de fontes, na análise desses dados para obter percepções e tendências úteis e na tomada de melhores decisões como resultado destes conhecimentos.

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2 comentários

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