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ETAPAS ESSENCIAIS NO PLANEJAMENTO DE MARCA

Um plano de marca não é nada sem pesquisa, é preciso descobrir o que as pessoas gostam e não gostam no mercado em que estão, e nas empresas com as quais se estão a competir. É importante saber o que o seu público-alvo quer, o que valoriza na sua empresa, assim como a sua ligação emocional à sua marca. Sem identificar estas especificidades, você poderá perder pelo caminho errado, tempo e energia todas as ideias que não produzirem resultados eficazes.

Planear uma marca é um processo que começa com uma compreensão profunda de seu cliente, e termina com uma estratégia eficaz para se comunicar com eles. No entanto, há alguns passos essenciais que quem planeja a sua  marca deve dar ao planear a identidade da sua marca. Aqui estão alguns dos mais importantes:

 Identificar o seu público-alvo 

A chave para o sucesso de qualquer empresa passa por conhecer bem o seu público-alvo. Quando se determina e entende o público-alvo, fica muito mais fácil estruturar os objetivos para se planejar cada área, criar estratégias, campanhas,seus valores, os seus interesses, os seus comportamentos e conteúdos específicos aos seus interesses. Desta forma, a empresa ou a marca consegue atingir não apenas a audiência do seu grupo/segmento, como também um perfil mais abrangente, porém semelhante. 

O objetivo é tornar a comunicação e o marketing mais eficientes. Afinal, os consumidores não são todos iguais. Logo, usar a mesma linguagem com todos é uma estratégia que não gera bons resultados porque acaba agradando poucos ou não agrada ninguém. 

Depois de identificar o seu público-alvo, é preciso levar em conta a segmentação, que nada mais é que um recorte do mercado usado para ajudar a afunilar a definição dos clientes. E elas podem ser: geográfica (país, região, estado, cidade e etc), demográfica (idade, gênero, condição socioeconômica, ocupação e etc), psicográfica (estilo de vida, personalidade, valores, interesses e etc), comportamental (status de usuário, intensidade do uso, lealdade, sensibilidade ao marketing, motivação e etc).

Diferença entre público-alvo e persona

A maior diferença entre público-alvo e persona é que o primeiro acaba sendo muito amplo, enquanto o segundo se destaca por ser completo e aprofundar a descrição do consumidor ideal do seu produto. Apesar de serem ferramentas diferentes, elas podem ser usadas de maneira complementar já que o público-alvo é usado no nível estratégico e na definição do posicionamento de mercado, enquanto a persona é usada em estratégias de marketing de conteúdo, redes sociais e relacionamento, que interagem com o público.

Por fim, como as mudanças são rápidas e constantes, mantenha o seu público-alvo e persona sempre atualizados. Fique de olho no mercado, faça pesquisas regulares e atente-se às mudanças no perfil e no comportamento dos consumidores.

Fale com a gente para atingir seu público-alvo!

Defina os valores da sua marca

O que torna a sua marca única? Em que é que acredita? Em quem quer ser como empresa? Assim que tiver uma resposta a estas perguntas, poderá identificar os valores mais importantes e como se alinham com os valores do seu público-alvo. Como parte deste exercício, também é importante considerar que os seus concorrentes se posicionam especialmente se visar o mesmo público que você para que não cabe a competir apenas em coisas como preço ou como uma vez que essas coisas de qualidade estão constantemente mudando.

Por isso,  podes começar por melhorar a sua marca e nós explicamos ao detalhe de como melhorar o valor da sua marca.

Crie uma Declaração de Posicionamento

A declaração de posicionamento é importante para guiar a operação de uma organização.

Nele, você define os objetivos e a filosofia da sua organização, além de descrever suas principais atividades. Ele deve ser revisado e atualizado regularmente, para que continue alinhado com os objetivos da organização.

Para criar uma declaração de posicionamento eficaz, é preciso seguir alguns passos simples como:

Definir os objetivos da sua organização

Os objetivos da sua organização devem ser claros e concisos. Eles devem orientar todas as atividades da organização e servir como guia para os colaboradores.

Descubra qual é o papel da sua organização

A declaração de posicionamento deve explicar qual é o papel da sua organização na sociedade. Qual é a sua missão? Qual é a sua visão? Qual é o seu objetivo?

O que o torna tão crucial para uma marca o seu posicionamento? Que impacto ela tem sobre o sucesso geral da marca?

Depois de criar sua declaração de missão e de quem compreender é, decidirá qual será sua identidade de marca. Isto incluirá opções de, logs, fontes, etc., por ser importante identificar desde cedo para evitar tudo isso ao longo da linha. Por sua publicidade. A declaração de posicionamento deve ser clara, objetiva e concisa. Ela deve explicar os objetivos, os valores, os recursos e a estratégia da sua organização.

É por isso que você tem que fazer com que todas as peças de sua estratégia de branding se encaixem. Isso inclui escrever uma declaração de posicionamento da marca vencedora. 

O planejamento é a chave para o sucesso em qualquer empreendimento, e é igualmente importante para as organizações . Antes de iniciarmos qualquer coisa, é preciso analisar a situação atual, avaliar as oportunidades e identificar os riscos. Depois, é hora de estabelecer metas e traçar um plano de ação.

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