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FERRAMENTAS IDEAIS PARA O CRESCIMENTO DA MARCA
Na Wedo Brand produzimos branding para vida real e de forma ágil e rápida, mas para fazer isso é preciso estar sempre em contato com o contratante, fazer o uso de processos ágeis e sobretudo caprichar na estratégia.
E como temos o objetivo de fazer crescer marcas, selecionamos ferramentas úteis que te ajudarão a alavancar o seu negócio para obter melhores resultados.
Website
Uma das melhores formas de fazer crescer a sua marca é através da criação de um website. Quando o fizer, poderá exibir os seus produtos e serviços de uma forma que atraia novos clientes. Isto pode ser feito através da utilização de um modelo ou através da contratação de um web designer.
Além disso, deverá certificar-se de que tem um aspecto profissional e que é suficientemente fácil de encontrar online.
Blog
O seu blog é uma óptima ferramenta para partilhar as suas ideias com os clientes. Dá-lhe uma oportunidade de dar valor e educar as pessoas sobre a sua indústria e marca. Pode também usá-lo para falar sobre os seus produtos, ou mesmo fazer perguntas aos seus clientes. Por exemplo, se for uma loja de comércio eletrônico especializada em carteiras de couro, poderá perguntar aos seus leitores quais as características mais importantes ao comprar um produto: durabilidade? estilo? preço?
Use links dos posts do blog para o seu website para conduzir o tráfego para lá. Construa um público diversificado publicando conteúdos sobre diferentes tópicos: talvez comece com peças mais gerais até ter seguidores suficientes; depois comece a ramificar-se em interesses específicos tais como dicas de moda ou conselhos de decoração (isto funciona especialmente bem se estiver a vender coisas relacionadas com esses tópicos).
YouTube
Com um canal no YouTube, você começará a criar e a carregar vídeos. Cada vídeo deve ser único e empenhado por direito próprio. Pode fazer isso adicionando anotações, cartões, ecrãs finais e CTAs ao longo do vídeo. Estes lhe permitirão ligar os espectadores a outros vídeos ou ao seu website se quiserem mais informações suas.
Se isto parecer demasiado trabalho para uma pessoa (parece mesmo que sim), não se preocupe – hoje em dia há ferramentas para tudo! Ferramentas como VidIQ permitem-lhe acompanhar o desempenho de cada peça de conteúdo e ajudam a otimizar títulos, descrições e etiquetas para que sejam melhor otimizados para motores de busca como o algoritmo de alimentação personalizada do YouTube (o que o YouTube chama de Recomendado).
O Twitter é um óptimo local para se envolver com os clientes em tempo real. Pode utilizar o Twitter para obter feedback e fidelizar a marca respondendo às preocupações dos clientes, partilhando informações úteis ou fazendo ofertas gratuitas.
Mas não se limite a twittar sobre os seus produtos ou serviços – há muitas outras formas de interagir com o seu público no Twitter.
Por exemplo, se houver uma grande notícia como uma eleição ou um desastre natural que seja relevante para a sua indústria (ou mesmo apenas algo que o afeta pessoalmente), certifique-se de que a partilha nas redes sociais permita que as pessoas saibam o que se está a passar. Pode também usar hashtags (#) no final de cada post como forma de chegar a mais pessoas que possam estar interessadas no que tem a dizer; por exemplo: #marketingstrategy101
Há vários componentes que vão no sentido de construir uma presença forte e consistente no Facebook. Primeiro, a página de cada marca deve ter uma boa fotografia de capa. É importante escolher uma que represente claramente a sua marca e que seja visualmente apelativa. Segundo, se quiser que as pessoas o encontrem quando procuram coisas relacionadas com o seu produto ou serviço, use palavras-chave no campo Nome da página do seu perfil da página de negócios do Facebook. Certifique-se de que o nome da página é específico mas também fácil de lembrar para que os clientes se lembrem, de modo a que surja no topo das suas buscas!
Finalmente, publique regularmente; pelo menos uma vez por semana é a melhor prática para a maioria das empresas, mas algumas fazem melhor com publicações bissemanais (especialmente se forem sazonais). As mensagens devem incluir conteúdo original – fotos e vídeos entre outros formatos – mas não se esqueçam de republicar também conteúdo relevante de outras fontes! Para que estes posts cheguem ao maior número possível de leitores quando são publicados, certifique-se de que são otimizados corretamente antes de os partilhar através de redes sociais como o Twitter, etc.”.
Instagram é uma plataforma de comunicação social visual que tem mais de 400 milhões de utilizadores ativos. Tem uma base de utilizadores mais jovens em comparação com o Facebook, o que o torna ideal para empresas B2C. O Instagram oferece uma oportunidade para as marcas se ligarem ao seu público através de belas imagens, tornando-o o local perfeito para partilhar fotos e vídeos de bastidores dos produtos da sua marca em ação.
Para começar, vá até ao LinkedIn e crie um perfil para o seu negócio.
Certifique-se de que o seu perfil tem toda a informação que deseja que as pessoas vejam:
- Uma fotografia profissional de si mesmo. Se vai enviar mensagens e conhecer pessoas pessoalmente, é melhor usar uma imagem do seu rosto em vez de um avatar ou outra coisa que possa parecer um pouco estranha em pessoa. Mantenha as coisas simples!
- O nome (e título) da sua empresa, bem como o que ela faz/vende/fornece. Isto dá aos outros uma ideia daquilo em que se estão a meter antes de se ligarem a si. Também pode acrescentar alguma informação sobre quem fundou a empresa e onde estão localizados se forem locais; isto ajudará a criar confiança com clientes interessados em fazer negócios com eles diretamente e não através de terceiros como a Amazon ou a eBay (lá chegaremos).
Desenvolver uma marca memorável para apelar aos clientes e fidelizar ao longo do tempo.
No mundo empresarial, as marcas existem para ajudar as empresas a destacarem-se da concorrência e atrair clientes. Uma vez construída uma marca forte, esta lhe dará uma vantagem sobre outras empresas, permitindo-lhe:
- Fazer uma promessa em que as pessoas possam confiar e da qual possam depender. Uma grande marca faz com que os clientes sintam que sabem o que estão a receber da sua empresa – e tenham confiança que os seus produtos ou serviços fornecerão sempre exatamente aquilo de que necessitam.
- Atrair empregados de qualidade que queiram trabalhar para uma empresa com reputação de excelência no serviço ao cliente, produtos/serviços de qualidade e práticas éticas (as pessoas querem trabalhar para empresas que partilham os seus próprios valores).
- Atrair clientes fiéis que acreditam tanto na sua declaração de missão e no seu sistema de valores como você.
Lembre-se que todas estas ferramentas se apoiam umas às outras – não tem de as utilizar todas.
A marca que criar deve ser um reflexo dos valores e objetivos da sua empresa. Pode ser difícil determinar que tipo de marca pretende, mas é importante fazê-lo antes de tomar quaisquer decisões sobre como utilizar as redes sociais ou outras ferramentas de marketing digital.
Ao criar uma marca forte, lembre-se que todas estas ferramentas se apoiam umas às outras – não tem de as utilizar todas. Por exemplo, se um cliente gostar dos seus produtos e quiser mais informação sobre eles da sua parte mas não se importar com a história por detrás deles (e vice-versa), então faria sentido para esse consumidor em particular não seguir as redes sociais ou ver vídeos no YouTube criados pela sua empresa.
No entanto, se alguém estiver à procura de algo específico, como a quantidade de cafeína numa chávena de café ou que grãos foram utilizados para fazer a sua bebida de café gelada favorita na Starbucks®, então pode querer ter acesso aos canais online e offline onde pode obter respostas rapidamente sem ter conversas desnecessariamente complicadas com os empregados em primeira mão!
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