Endereço
MARCAS E BIG DATA
Big Data é um termo que se refere às enormes quantidades de informação a que temos acesso. Não se trata apenas de coletar uma grande quantidade de dados, mas de colocá-los em uso em benefício de sua empresa.
As empresas utilizam o Big Data por muitas razões diferentes, mas um dos usos mais comuns é para a coleta de dados. Quando você está coletando informações sobre seus clientes, novos produtos ou serviços, ou qualquer outra coisa que seja importante para você como proprietário de uma empresa, o Big Data pode ajudá-lo a coletar informações mais eficientes e precisas do que nunca.
Por exemplo, digamos que você esteja a tentar descobrir quais clientes têm maior probabilidade de comprar um novo produto. Você poderia enviar questionários perguntando a cada cliente o que ele gostaria de ter em sua próxima compra. Mas e se alguns clientes nunca preencherem o questionário? Ou e se alguns clientes fizerem mas não responderem a todas as perguntas? Com grandes métodos de análise de dados, porém, você será capaz de coletar informações de todos os seus clientes atuais – mesmo aqueles que não preencheram os questionários ou que não responderam a todas as perguntas – e analisá-los juntos para que você possa direcionar seus esforços de marketing de forma mais eficiente e precisa do que nunca!
Mas o que são dados?
Dados é um termo que se ouve muito por aí. Você o ouve nas notícias, no local de trabalho e entre seus amigos. A palavra “dados” pode se referir a muitas coisas diferentes: informações, informações numéricas, fatos, números ou medidas. Os dados podem ser coletados de várias fontes e armazenados de várias maneiras. Podem ser qualitativos ou quantitativos; estruturados ou não estruturados; dados discretos que são medidos ou dados contínuos que são observados.
Os dados são usados para tomar decisões e resolver problemas em todos os tipos de campos. São utilizados diariamente por empresas e marcas para analisar campanhas de marketing e compreender melhor os hábitos e o comportamento de seus clientes.
Como pode ser utilizado o Big Data
Com o avanço da tecnologia, as grandes análises de dados se tornaram cada vez mais acessíveis às pequenas e médias empresas. Você pode usar o Big Data em seu negócio de várias maneiras.
Por exemplo, você pode utilizar o Big Data para obter informações sobre seus clientes, ajudar a prever tendências e melhorar as campanhas de marketing. Utilizando grandes análises de dados, as empresas podem otimizar websites e aplicativos para melhorar continuamente a experiência do cliente. Com as ferramentas certas, as empresas podem até mesmo aproveitar os dados para desenvolver novos produtos e serviços com base no que seus clientes querem e precisam.
Exemplos de como as marcas estão usando
Algumas maneiras que as marcas estão usando o Big Data são:
- Incorporando-os em suas estratégias de comunicação. O Big Data é uma das ferramentas mais úteis que você pode usar para melhorar sua experiência de cliente. Ele também pode ajudar a aumentar a precisão de suas mensagens de marketing e aumentar a eficiência de seus esforços de marketing.
- Utilizá-los para desenvolver novos produtos e serviços. Um exemplo é o Google Maps, que ajuda as pessoas a encontrar rotas mais eficientes para seu destino. Outro exemplo é a Amazon, que utiliza grandes dados para recomendar livros para os leitores.
- Outro grande exemplo de como as marcas estão usando o Big Data é no varejo. Varejistas como o Walmart têm coletado informações sobre os hábitos de compra de seus clientes desde os anos 90, mas agora eles estão levando as coisas ainda mais longe, analisando posts e comentários nas mídias sociais para ver o que as pessoas estão dizendo sobre produtos e marcas específicas on-line.
O Big Data está aqui para ficar.
Estes dados ajudarão as empresas a crescer de muitas maneiras. Por exemplo, o Big Data ajuda a entender melhor seu cliente. No passado, as empresas só podiam obter informações limitadas sobre seus clientes através de assinaturas de e-mail ou programas de fidelidade. Agora as empresas podem se conectar com seus clientes coletando dados de mídia social diretamente de fontes como Facebook e Twitter. As empresas também podem usar essas informações para fazer previsões sobre tendências futuras com base no que as pessoas estão falando hoje.
A gigantesca era dos dados está apenas começando e estamos entusiasmados por mais inovação!
Em conclusão, o Big Data pode ser uma ferramenta incrivelmente útil para as marcas.
Não apenas podem usar o Big Data para rastrear seu próprio desempenho e garantir que estão a entregar o produto certo, mas também podem usá-los para ter uma melhor noção de quem são seus clientes e do que eles querem.
Como resultado, as marcas podem ser mais eficazes em direcionar campanhas de marketing e fornecer aos clientes exatamente o que eles precisam para serem satisfeitos.