São as representações visuais da sua marca que ajudam a criar uma identidade na mente do consumidor: logo, um estilo de foto, fontes, cores etc. Quanto mais alinhada ela for, mais provável e rápida será a associação
Bom, antes de tudo, vamos definir o que queremos dizer com valor: é o conjunto de princípios éticos de uma empresa, que formam o seu código de conduta e estofo moral.
Não basta simplesmente declarar seus valores e esperar que os clientes os sigam – você tem que vivê-los para que sua marca seja bem sucedida a longo prazo. Os valores são a estrutura subjacente que orienta como sua empresa opera, mas não se pode falar deles apenas uma vez e depois esquecê-los. Eles têm que ser colocados em prática todos os dias.
Como sabemos se uma marca está realmente praticando o que ela prega? Há algumas coisas que podemos procurar:
1. Elas são transparentes e responsáveis?
2. Eles usam a mesma linguagem em todas as plataformas e canais?
3. Eles têm metas mensuráveis?
4. Eles são capazes de provar seu impacto na sociedade?
5. Eles se envolvem com sua comunidade de uma forma aberta?
Mas como você faz isso? Como você se certifica de que seus valores estão realmente orientando suas ações? E também, o que você realmente faz quando há um conflito entre seus valores declarados e o que parece ser uma boa decisão comercial?
Bem, aqui está a resposta: Você pode começar olhando para as marcas que já estão fazendo isso direito! Aqui estão alguns exemplos de empresas que estão praticando seus valores e causando um impacto real na sociedade.
Qual a personalidade da sua marca? Que adjetivos ela tem? Se ela fosse uma pessoa, como ela seria? Essas perguntas ajudam a criar uma imagem mental mais cla. A Amazon, por exemplo, criou um programa chamado Amazon Future Engineer cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento de habilidades e o acesso a oportunidades em tecnologia para jovens de comunidades carentes nos Estados Unidos.
Uma das marcas que mais se preocupa em gerar valor, afinal, é a Patagonia. A empresa tem como objetivo fazer com que as pessoas se importem com o que elas vestem e usam na prática do esporte.
A marca investe pesado para que os produtos tenham maior durabilidade e tecnologias de ponta de modo a ser mais sustentável. Eles prezam por uma relação direta com consumidores através dos diversos canais digitais e também um diálogo constante para melhorar cada vez mais a experiência de quem veste Patagonia. Ainda estes benefícios, 1% do faturamento anual é doado para organizações ambientais.
Uma marca que está crescendo muito nos EUA é o Warby Parker, uma empresa de óculos que oferece um produto de qualidade, com design moderno e acessível, além de adotar uma abordagem inovadora para resolver problemas sociais. Através de sua parceria com a ONG VisionSpring, no momento da compra dos óculos, o cliente tem a opção de doar US$5 para serem utilizados na destinação de um par de óculos para alguém necessitado.
Segundo os criadores da empresa (Neil Blumenthal e Dave Gilboa), eles queriam fazer algo diferente da forma tradicional comercial: “Nós acreditávamos que seria possível construir uma empresa cujo propósito fosse prover um produto melhor por menos dinheiro enquanto também gerando impacto social positivo”. E assim nasceu o Warby Parker.
Everlane é uma marca de moda que se preocupa em colocar a qualidade e o valor acima do lucro. A marca tem como objetivo produzir roupas premium com um preço justo, ou seja, além de qualidade, as peças são muito mais acessíveis para o consumidor.
A Everlane consegue manter os custos baixos a partir da venda direta para o cliente, eliminando intermediários no processo que encarecem os produtos. Além disso, a marca também trabalha com fabricantes locais e transparentes.
Estas são apenas algumas das marcas que se preocupam em gerar valor, em vez de simplesmente ganhar dinheiro.
Acreditamos que as marcas que se preocupam em gerar valor para seus clientes serão as de maior sucesso no futuro.