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O BRANDING E AS STARTUPS
O que é branding?
Antes de mais nada, a marca não é apenas um logotipo. Este é um equívoco comum entre os não designers e até mesmo para alguns designers. A marca abrange muitos aspectos, tais como escolha de cores, tipografia, identidade visual (logotipos), consistência do design nos métodos de comunicação (papel timbrado, cartões de visita, redes sociais), etc. Não é algo em que você pense depois de criar seu website ou quando estiver escolhendo a paleta de cores para seu aplicativo.
Para se destacar no meio de uma multidão de empresas, é muito importante investir na marca desde cedo. Uma boa marca fará a diferença entre conseguir a atenção de um cliente ou perdê-la para sempre para o concorrente que investiu adequadamente em sua marca.
O que são startups?
As startups são frequentemente baseadas na tecnologia e fundadas por empreendedores, mas o que torna uma startup diferente de uma pequena empresa?
Então no artigo de hoje, vamos falar sobre as diferentes características das startups e como elas se comparam a outros tipos de negócios.
Uma startup é uma empresa recém-criada que é tipicamente pequena, jovem e focada no desenvolvimento de novos produtos ou serviços.
Quer você seja um empreendedor que está apenas começando ou um funcionário em uma dessas empresas, a compreensão de alguns conceitos-chave relacionados a startups ajudará a melhorar suas chances de sucesso. As coisas mais importantes a ter em mente são:
Como o branding se relaciona com as startups?
A marca é um aspecto crítico do negócio, que a ajuda a se diferenciar da concorrência, a se conectar com os clientes, a construir confiança e lealdade com seus clientes, a manter consistência em todos os pontos de contato e a se destacar da multidão.
Quando bem elaborada, uma marca pode ajudar a criar uma experiência memorável para o cliente que leva ao aumento das referências e vendas.
O branding de uma empresa em fase de arranque é essencial para o sucesso do negócio. Ela diferencia sua startup da concorrência e aumenta sua visibilidade, construindo confiança com os clientes, que o reconhecerão.
Ela envolve todos os elementos que representam a imagem de uma empresa: desenho de logotipo, tipografia, cores e texturas. Estes elementos têm de ser consistentes em todos os canais utilizados pela marca (website, redes sociais, embalagens…).
Para que serve o branding dentro de startups?
A marca ajuda a diferenciar sua partida da concorrência. Isto é especialmente importante no início, quando você está apenas entrando no mercado e tentando se destacar entre todas as outras startups que já se estabeleceram.
O Branding ajuda a chamar a atenção. A essência disto é fazer com que as pessoas prestem atenção à sua partida, entendam o que ela faz, como ela faz diferente e como elas podem se beneficiar dela.
A marca aumenta o valor do produto. Quando você cria uma marca forte para sua empresa, você está criando uma posição forte também para seu produto. Isto, por sua vez, torna as pessoas mais dispostas a gastar seu dinheiro com ele, ao contrário de algum produto genérico sem uma posição ou identidade clara.
Melhora a reputação tanto da empresa quanto de seus produtos/serviços, porque os consumidores sabem o que terão com eles (padrões de qualidade).
Qual a principal vantagem do branding para as startups?
A principal vantagem do branding para startups é seu impacto sobre a capacidade de desenvolver novas características. Uma boa marca ajuda a criar uma comunidade de usuários e encontrar investidores, uma vez que demonstra valor. Quando você está desenvolvendo uma aplicação para ser usada por uma empresa, a criação de uma comunidade de usuários não é tão importante. É importante apenas quando você tem uma aplicação que será usada por todos (como Uber ou Airbnb). Com este tipo de modelo de negócio em mente, a marca certa permite que seu produto cresça muito rapidamente. Torna-se fácil atrair investidores e criar comunidades em torno de seu produto.
O branding atua como uma ferramenta para ser utilizada no desenvolvimento de sua startup.
O branding é uma ferramenta importante para que os startups possam ser utilizados em seu desenvolvimento. Independente do tamanho de sua startup ou há quanto tempo ela existe, a branding atua como um guia para ajudá-lo a definir o que você oferece e como você o entrega. Ele também comunica seus valores, o que o ajuda a se conectar tanto com clientes quanto com funcionários.
Dá pra pensar em branding sem um produto finalizado?
Então, pode pensar no branding sem um produto final?
Pois é, pode. O branding é bem útil para definir o seu produto, como queremos que seja percebido e qual será o seu place no mundo.
E isso é importante não só para ajudá-lo a criar o ser humano certo mas também para capturar atenção no mundo digital, onde os consumidores estão cada vez mais imersos.
O branding permite fazer uma resposta antecipada às questões que vêm à mente dos potenciais clientes. Quando começamos a trabalhar em um projeto de branding, focamo-nos nos valores da marca e na forma como os transmitimos à audiência certa.
A partir daí já podemos começar a conhecer melhor essa audiência.
Como um bom branding pode ajudar o produto da sua startup?
Ter um forte valor de marca (bom branding) permite cobrar mais pelo produto e criar extensões de marca como o lançamento de produtos complementares aos produtos primários, como o Apple Watch e os Airpods, por exemplo. A Apple é um ótimo exemplo de empresa com valor de marca duradouro.
Branding é muito mais do que apenas uma identidade visual bonita, e funciona muito bem para ajudar startups.
Assim podemos dizer que a marca é muito mais do que um logotipo e uma identidade visual simples. É uma forma de se conectar com seus clientes, criar confiança em seu produto, posicionar-se no mercado e se destacar da concorrência.